Parte I
Parte II
Parte III
Pretender a igualdade entre pessoas desiguais implica pretender a igualdade entre o que é desigual. A única forma de igualar o desigual é tornar igual. Ora, tornar iguais os homens diferentes, o ideal máximo da criação do 'Novo Homem', obriga a um processo de re-educação da natureza humana. Tal coisa, como saberá qualquer pessoa sensata, é impossível. E a mera tentativa não poderá ser implementada sem ser por imposição; a violência do totalitarismo, portanto. Não esqueçamos: em Portugal há deputados que duvidam se a Coreia do Norte não será uma democracia.
mas 'igualdade' faz parte do lema do iluminismo, como é que nos safamos desta? ahah
ResponderExcluirIgualdade de condição e de oportunidades não implica uma sociedade igual, pelo contrário: implica uma sociedade onde cada um faz o que quer com as oportunidades iguais que teve; uma sociedade livre, portanto.
ResponderExcluirExactamente, por isso é que dizer que um homem é igual a uma mulher, é simplesmente ridículo.
ResponderExcluirDá uma olhadela, se tiveres interesse, na distinção que o Aristóteles faz sobre a igualdade: igualdade qualitativa versus a quantitativa. O tratar tudo por igual é dar a mesma quantidade a cada coisa sem olhar à qualidade, a essência, de cada coisa; igualdade qualitativa é tratar por igual o que é igual e por diferente o que é diferente. O bom senso está em perceber quando devemos aplicar uma noção ou a outra ou, por outras palavras, perceber o que é igual e o que não é. Precisamente porque as distinções variam com a interpretação subjectiva, sobra o bom senso de não se impor uma interpretação subjectiva. Igualdade qualitativa nas oportunidades e na condição, ficando o resto ao cuidado da sociedade é a junção da igualdade com a liberdade. Querer igualizar quantitativamente tudo implica perder a liberdade. É isto que a extrema esquerda e demais partidários do "paraíso (deles) na terra" não percebem. Igualdade sem liberdade não é igualdade, é escravidão.
ResponderExcluirEstou agora a começar a estudar mais a fundo 'O Filósofo', por isso faz todo o sentido que vá aprofundar esses conceitos tão deturpados hoje em dia. Mais gente o devia estudar, precisamos de mais aristóteles e menos saramago nas escolas.
ResponderExcluir