"O stress crónico afecta a tomada de decisões em humanos, levando-os a basear-se mais no hábito do que em objectivos, segundo um novo estudo de um investigador português
(...)
a exposição ao stress crónico activa mais no cérebro o circuito neuronal implicado em comportamentos habituais e menos o implicado em comportamentos orientados por objectivos, o que é fundamental nos processos de decisão.
(...)
uma atrofia dos neurónios e uma perda de contacto sináptico entre as células neuronais", que se traduz, do ponto de vista comportamental, numa perda de capacidades cognitivas".
No Jornal I
Talvez isto explique parte da loucura que estamos a assistir no nosso país. Os nossos governantes, loucos de stress, cheios de pressão, decidem por "hábito", perdem noção dos "objectivos" a longo prazo e são influenciados "por uma perda de capacidades cognitivas". De facto, há que admitir que bate certo. E também podemos ver pelo outro lado da questão: Numa sociedade cada vez mais stressada, cada vez mais imediatista e cada vez mais acelerada vemos o stress atacar todos os seus cidadãos que, em consequência disso, decidem maioritariamente por "hábito", perdem noção dos "objectivos" e são influenciados "por uma perda de capacidades cognitivas". Sem dúvida. Isto explica muito do que se passa neste país e porque temos os governantes que temos. Talvez a solução para a crise esteja numas caixas de calmantes.
es mesmo atrasado mental
ResponderExcluirso escreves merda
incrivel!
Bem vindo Sr. anónimo. Desculpo-lhe a linguagem, deve ser do stress.
ResponderExcluirCumprimentos e obrigado por dedicar o seu tempo à leitura do meu blog.
Grande Lebres, acho que o anónimo fica stressado quando te lê... e p'los vistos é sado-maso... Ele volta.
ResponderExcluirPôr zombies stressados a dormir? Não creio que seja a solução. Melhor? Veneno de ratos ou um granda tremor de terra para os tirar do seu entorpecimento stressante. Aí teriam um objectivo, reconstruir um país de pessoas melhores...e casa mais baratas, para variar.
ResponderExcluirSz