domingo, 13 de janeiro de 2008

PENSAMENTOS AFRICANOS

Maputo, 1.12.2007

Do aeroporto até ao centro. Por Mafalala e mais mafalalas. É avassalador. Uma miséria que dói dentro de nós. Barrigas cheias de nada. Pés descalços. Camisas rasgadas e sem botões que não se fecham. Tudo se vende. Até a dignidade.
Tal como os templos perdidos engolidos pela selva asiática, também África engole a civilização europeia que um dia aqui existiu. A miséria agiganta-se e engole o que apenas por uns míseros anos se aguentou de pé.
E o novo dá lugar ao velho. E algo de novo virá depois. Dos escombros de uma civilização podre e caduca, pululam as vidas eternas africanas, levanta-se o que sempre foi, o que nunca deixou de ser, aproveitando os restos dos que partiram, adaptam o novo ao velho, o velho ao novo, fazem o que podem enquanto podem. Vivem.
Mas há sorrisos e namorados e restaurantes e conversas e piadas e sorrisos cheios de dentes brancos. E há Coca-Cola. E há futebol e Benfica e Porto e Sporting. E há Portugal. No meio da miséria há Portugal.
Há pés descalços e pedintes. Há vendedores de tudo. Há telemóveis. Há fichas triplas e óculos escuros. E motos três transformadas em táxis. E há chapas. E carros podres que pela graça de algum deus africano continuam a carburar e a largar tubos de escape de dióxido de carbono pela cidade inteira. E há cor. Muita cor.
E há marketing. Também há marketing. E guerra entre a Mcel e a Vodacom. E há homens que apanham o lixo do chão com as mãos. Um homem que tem um sapato pendurado pela ponta dos dedos, talvez o use só para dizer que tem dois sapatos, tem isso, tem muito mais, tem todo o lixo de uma rua que lhe passa pelas desluvadas mãos.
E há acácias em flôr de Dezembro. Amarelas e encarnadas. E há as marcas da guerra. E há guerras e há Guerra e há fomes e há Fome. E há o SIDA. E há mortes e há Morte. Há África.
E não há Natal.

2 comentários:

  1. por favor, gostei muito do seu post, vc me daria permissão para publicá-lo em meu blog, citando a fonte é claro?
    madalena

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado pelos comentários, claro que sim, não se esqueça é de me dizer qual é o seu blog para que também eu o possa visitar...

    ResponderExcluir