sexta-feira, 28 de março de 2008
PORTISHEAD LX 27.03.2008 (II)
Eu tomei conhecimento dos Portishead através de uma música ("Roads")que configurava a banda sonora de um obscuro filme de 1995, "Little Criminals". Comprei então o album "Dummy" e rendi-me aos encantos do recém-nascido trip hop, devo ter passado largos meses a ouvir esse álbum quase todos os dias. Quando em 1997 sai "Portishead", fiquei igualmente deslumbrado tornando-se para mim evidente que os Portishead configuravam uma das minhas bandas preferidas. A seguir o regalo de ouvi-los com a orquesta de Nova Iorque (1998). E depois dez anos até sair o novo álbum. Aliás, o álbum ainda não saiu (sai dia 28 de Abril), mas o mundo mudou e agora com a internet e o peer to peer ja podemos ouvir o que a banda de Bristol tem para nos dizer. A música está diferente, admito que não estava à espera, estão mais experimentais, mais agressivos, por isso se a primeira impressão quando comecei a ouvir as novas músicas foi de alguma surpresa, essa surpresa resultou em novo encanto depois de ver e ouvir o concerto de ontem. Fantástico. Para mim o dia 27 de Março, porque nunca se sabe o que a vida nos traz a seguir, há-de ser sempre o dia em que vi os Portishead ao vivo. Espero poder repetir.
"We Carry On" Live
E já agora descobri aqui perdido pelos recantos e encantos do YouTube, um clip do filme "Little Criminals" onde, precisamente nesta cena, ouvi os Portishead pela primeira vez. Aqui fica.
"Roads" em "Little Criminals
Fica o agradecimento à banda de Beth Gibbons (voz fantástica, podemos também encontrá-la no álbum "Cinema" de Rodrigo Leão), de Geoff Barrow (deu o nome à banda da sua cidade natal)e de Adrian Utley (guitarra). Para acabar aqui fica o single frontal de "Third", uma música em que o seu título demonstra tudo. Primeiro estranhei, depois entranhei. Mas ao vivo foi fantástica, pôs o Colisu a vibrar.
"Machine Gun"
E, claro: OBRIGADO RAQUEL! Grande prenda!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sim, tenho curiosidade de os ver ao vivo para perceber o que é que tudo isto quer dizer...falta-me aqui qualquer coisa...eles, depois de 10 anos já não são os portishead ou eu já não sou a T. Beijinhos
ResponderExcluir