Eu, por acaso reparei mas não me apercebi do que seria, foi preciso encontrar a explicação no blog "Abrupto", do José Pacheco Pereira, para conhecer o que causara tão estranha visão. Se foi giro aqui em Portugal, nas Maldivas (foto) parecia que os deuses sorriam. Engraçado.
"Nas Maldivas. 1 de Dezembro às 18:11 aproximadamente a Lat 4º N e Lon 73º E. (Fernando Miranda)"
In Abrupto, 1.12.08
"Da página do Observatório Astronómico de Lisboa:
Dia 1/12 conjunção entre a Lua, Vénus e Júpiter
Certamente já reparou que nos últimos tempos, ao anoitecer, surgem no céu, a sudoeste, dois pontos brilhantes. São os planetas Vénus (o mais brilhante) e Júpiter que lentamente se têm vindo a aproximar um do outro.
Como pode constatar na página de efemérides do OAL, os dois planetas vão-se aproximar até cerca de 2º (equivalente a 4 diametros da Lua) na madrugada do dia 1 de Dezembro. Na mesma página também pode verificar que ao longo do dia a Lua se vai juntando ao par, passando, durante a tarde, a menos de 1º de distância de Vénus.
Isto significa que ao anoitecer de dia 1 de Dezembro iremos ter muito próximos no céu os 3 corpos: Lua, Vénus e Júpiter. Se as condições meteorológicas o permitirem, será certamente uma bela visão."
(Fernando Correia de Oliveira)"
in Abrupto, 1.12.08
Nenhum comentário:
Postar um comentário